quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Resenha "Anjo Mecânico (As peças infernais #1) - Cassandra Clare"

Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera
Minha nota: 10/10


"Ás vezes, quando tenho que fazer alguma coisa que não quero, finjo ser personagem de algum livro. É mais fácil saber o que eles fariam."

 Imagine os caçadores de sombras, porém, vivendo na Londres de 1878. Imaginou? Agora, imagine um protagonista atrevido e uma mocinha nada indefesa, típica de Cassandra, vivendo nessa época. Junte tudo isso + as aventuras, reviravoltas, e triângulos amorosos costumeiros de Cassandra e você terá Anjo mecânico. Simplesmente esplêndido.

"Todo mundo tem alguma coisa sem a qual não consegue viver. Vou descobrir qual é a sua, não tenha medo."


 Will é o mocinho da vez, e vou confessar que nesse triângulo amoroso, eu amooo a docilidade e a fragilidade do Jem, mas o Will é tão Jace, que minha torcida com certeza é por ele. Will é o tipo atrevido, insuportável, convencido e que vive de histórias que o fazem parecer uma péssima pessoa, que ele mesmo faz questão de inventar. Não tem um personagem em algum momento do livro que não fique irritado com ele, ele é demais! Além de lindo e seguro de si, é misterioso. Ele esconde um segredo que o faz ser essa pessoa tão deliciosamente irritante.

"Há muito sentido na loucura ás vezes, se você quiser enxergar."

                                                     

 Tessa é uma garota comum, que segue os bons costumes da época, até que a tia morre e ela vai para Londres encontrar o irmão. Mas, chegando a Londres é sequestrada pelas Irmãs Sombrias, que revelam a ela seu poder: ela pode se transformar em qualquer pessoa, viva ou morta, e acessar os pensamentos dessa pessoa simplesmente tocando algo que pertenceu a ela. Ela descobre que não é humana como imaginava, e que as Irmãs Sombrias a estão preparando para se casar com o líder delas, conhecido como Magistrado. Claro que antes que esse destino horrível aconteça, ela é salva por um caçador de sombras, o insuportável Will. Então ela é levada ao nosso amado Instituto e conhece Jem, o terceiro do triangulo.

"Apenas as pessoas com a cabeça muito fraca se recusam a ser influenciadas pela literatura e pela poesia."

 Jem é uma criatura única, com sua docilidade e sua boa vontade, além de sua fragilidade. Que personagem apaixonante! Ele acaba se tornado o melhor amigo da Tessa no Instituto. Assim como todos no Instituto, é órfão, e tem uma doença que o impede de ser o melhor caçador de sombras ao lado de Will. Claro que ele se apaixona por Tessa e aí podemos ver o padrão da Cassandra.

 Assim como em "Os instrumentos mortais" há o mocinho irritante e delicioso, a mocinha nada indefesa, heroína, forte e que pensava ser humana, e um amigo da mocinha muito bonzinho e apaixonado. Repetitivo? Não! O livro é excelente, atinge o mesmo patamar de Cidade dos ossos e companhia. Sem falar que Jem é também o melhor amigo de Will, o que torna o triângulo ainda mais emocionante.

"Sempre se deve ter cuidado com livros, e com o que está dentro deles, pois as palavras têm o poder de nos transformar."


 Uma historia repleta de diálogos deliciosos, afiados, a forma como Tessa e Will citam romances históricos é maravilhosa. Também tem muita aventura, romance, reviravoltas e claro, nos deixa ávidos pela continuação. Magnus Bane está presente e, apaixonado por uma mulher, tão estranho! E um diferencial nesse livro é que a história não acompanha só a Tessa, a narrativa mostra o ponto de vista de vários personagens, o que nos permite acompanhar vários lugares e acontecimentos. E depois de ler uma historia dessas reafirmo que Cassandra Clare é umas das minhas autoras favoritas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário